Educação ON LINE

ANALISANDO BLOGS , descobrindo a importância dessa ferramenta no educar


Patricia Araujo e Thatyana Campos

Este documento tem por objetivo relatar a atividade proposta pela professora Adriana Rocha Bruo, na disciplina Educação online: reflexões e práticas, para possiveis avaliações de sites. Neste caso foi escolhido o blog dos alunos do professor João Luiz Peçanha Couto, responsável pela atividade com blogs pela turma do Colégio Granbery. A prosposta do professor foi:
blogspot.com
"
forçá-los a produzir textos críticos em grupo. As produções de texto escrito normalmente são individuais, com trabalho intelectual sem troca. O texto em grupo exige desenvolvimento do debate entre os componentes, além de fortalecer o sentimento de união da turma. Os que escrevem mal geralmente aprendem, pelo menos um pouquinho, com os que escrevem bem."
( BRUNO, Entrevista com o prof. João Luiz Peçanha Couto, pag.4)


Sendo assim, ao analisar o blog dos alunos da 6M3, do Colégio Granbery na disciplina de Português, vimos a importância de dar ao aluno acesso a este ambiente de rede, onde diante desta atividade poderão manifestar sua opinião sobre assuntos de valores culturais que precisam ser expostos para um público cada vez maior.
http://www.sistti.com.br/syene/imagens/m1_sala.jpg
Com base na entrevista feita ao professor João Luiz Peçanha Couto, do Colégio Granbery, ele explicou como esse processo é feito e aproveitado pela turma. Pude observar a produção da turma com mais clareza e relatar aqui minha posição a respeito dos aspectos que pra mim chamaram mais atenção.
Os blogs foram criados para dar abertura e suporte digital aos alunos. Trabalhando com a escrita e com assuntos importantes o professor pode orientar para uma construção valorosa. Observamos então que a atenção dos alunos para construção do Blog foi bastante cuidadosa com o material que seria exposto, assim como a construção gráfica de todo o site. O Blog apresenta indicações importantes para a navegação e exposição do conteúdo, os alunos pretenderam fazer da aparência uma forma de chamar a atenção para o assunto abordado.
As informações contidas foram trazidas pelo mediador e pudemos concluir como seu papel é fundamental para que a turma trabalhe com debates de assuntos do cotidiano, transformando e levando cultura.
A clareza das informações traz ao leitor mais confiança e curiosidade no que está vendo, incentivando-o a continuar a navegar nesse processo que foi bem trabalhado pela turma na escolha de fontes e imagens de qualidade visual.
A proposta elabora pelo mediador foi alcançada, isso está explicito pois a participação dos alunos para construção do Blog mostra a qualidade do apredizado.
Os trabalhos feitos pelos alunos foi iniciado através de assuntos levados para a sala de aula onde deram continuação em pesquisas feitas em sites esses que foram refências para futuras pesquisas, e isto facilita ao leitor maior compreensão do assunto.
Os alunos fizeram papel de transmissores de informações e podemos observar pelo blog os debates realizados pelo grupo, que contribuiram para a construção dos textos, levando-os a estarem inclusos nas discurssões sociais, levantando sua opinião para um público leitor.
Projetos como esse podem fazer e ter intervenção com outros projetos nas escolas e tais propostas mostram a importância dessa educação em rede, onde alunos poderão se comunicar levando informação e trocando-as numa atividade em conjunto a distância.
A importância dessa construção na educação é fundamental para arquivo de memória escolar onde alunos explanam sua opnião a respeito de um certo assunto quando mais tarde poderão ver o que pensavam naquele momento. Este trabalho poderá ser aproveitado não só pela série atual mas sim por séries posteriores, e os sites podem então auxiliar como uma produção profissional onde o aluno constroi processos de mobilização social e dá suporte para outras pesquisas.

Referências
6M3
blogdufesso

Nenhum comentário:

Formando ideias e unindo pensamentos positivos